Animados-Pelo-Espirito(1)No passado dia 10 de Junho, dia das Comunidades Portuguesas, dia de Portugal e dia do Anjo da Guarda de Portugal, um grande número de catequistas ocorreram ao encontro que se vem realizando de há uns anos a esta parte e que conta com a participação das várias paróquias do arquipélago. O encontro realizou-se na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço e iniciou-se pelas nove horas com a receção dos participantes. Seguiu-se a apresentação de um trabalho realizado pelas paróquias do Caniço e das Eiras, que envolveu todos os participantes criando um clima propício ao tema do encontro: Animados pelo Espírito.

O conferencista convidado, padre Hélder Fonseca, vigário geral da Diocese de Angra (Açores), desenvolveu a sua apresentação baseando-se em textos dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Francisco e apontou para a necessidade do catequista estar atento aos sinais do tempo, referindo que atualmente o papel do catequista está facilitado, e que pelo contrário ele é muito mais amplo do que antigamente.

Após o almoço os catequistas reuniram para uns momentos de convívio tendo-se seguido a preparação para a Eucaristia, que contou com a presença do nosso bispo D. António Carrilho e do bispo de Santiago, Cabo Verde, D. Arlindo Furtado. Na homilia D. Arlindo focou o empenho que é necessário ter para ser catequista, a boa vontade e a generosidade que caracterizam o catequista. Aproveitou ainda para os comparar a “anjos” no sentido das escrituras: enviados, portadores da Boa Nova. No encerramento da Eucaristia D. António Carilho colocou a tónica em duas ideias: “anúncio do Evangelho” e “Catequese”. Referiu que cada catequista anuncia o evangelho ao nível das suas responsabilidades. Cada um, com os seus dons, é um elemento da Igreja missionária, que anuncia os ensinamentos de Jesus e que apresenta projetos de vida que são testemunho dessa mesma Igreja.

O encontro foi concluído com a entrega de uma pequena lembrança a cada paróquia participante e com o cantar dos parabéns à Diocese, pela passagem dos 500 anos.

Texto de Ana Paula Jardim
Fotos de José Manuel Gouveia
Anúncios