Captura de ecrã 2015-10-20, às 15.11.37

Mensagem de apresentação do Sr. Padre Hélder Gonçalves na sua Tomada de Posse

Caros amigos

Hoje dia Mundial das missões sou apresentado e tomo posse desta paróquia e é com muita alegria que aceito este chamamento de Deus para vos servir como pároco. Confesso que não conhecia esta Igreja e comunidade, mas contudo farei um esforço para que possa conhecer e servir toda esta porção de Povo de Deus que Ele me confiou no dia de hoje.
Estou pronto para missão, pois sei e confio que um dia Jesus me chamou a segui-lo mais de perto e de me enviar para junto das suas ovelhas, pois como diz o Santo Padre o Papa Francisco na sua mensagem para este dia das missões: “Quem segue Cristo não pode deixar de tornar-se missionário, e sabe que Jesus «caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária» (…) a missão é uma paixão por Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, uma paixão pelas pessoas” e é isso que sinto neste momento da minha história com Deus.
Conto convosco e podeis contar comigo: crianças, jovens, idosos pois “todos nós somos chamados a anunciar o Evangelho pelo testemunho da vida; é pedido para ouvirem a voz do Espírito que vos chama a partir para as grandes periferias da missão.” Nós somos corresponsáveis do anúncio do Evangelho. O Papa Francisco pergunta-nos hoje? “Quem são os destinatários privilegiados do anúncio evangélico?» A resposta é clara; encontramo-la no próprio Evangelho: os pobres, os humildes e os doentes, aqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos, aqueles que não te podem retribuir. É esse o caminho pastoral que quero fazer convosco.
De mim podem esperar as atitudes de Jesus e não outras, pois as atitudes de Jesus são de colocar todos no caminho da salvação, todos em relação com Ele, sem excluir ninguém, “pois cada batizado é chamado a viver o melhor possível o seu compromisso, segundo a sua situação pessoal” como diz o Papa Francisco.
Finalmente entrego todo o meu ministério sacerdotal e a missão pastoral nas mãos de Maria, nossa Mãe, Senhora de Fátima (padroeira da Lombada) e da Luz (padroeira de Gaula) padroeiras destas paróquias para que me ilumine e como ela possa eu levar a todos a fazer o que Jesus disser. Rezem por mim. Obrigado!

17 de outubro 2015
Padre Hélder Gonçalves

