Captura de ecrã 2015-10-21, às 17.44.17Enviado a evangelizar os pobres e humildes

Enviado a evangelizar os pobres foi a ideia dominante na tomada de posse do Pe. Hélder Gonçalves como pároco da Lombada, Santa Cruz, realizada ontem à tarde na Capela de São Pedro.
Evangelizar ressalta da celebração do Dia Mundial das Missões e também da Liturgia da Palavra deste 29º domingo do tempo comum. Com efeito, a mensagem do Papa Francisco para este dias das Missões com apelos ao anúncio da Palavra, à celebração dos Sacramentos e à vivência da caridade fraternal, foi evocada por todos os que usaram a palavra. As leituras recordam o Servo de Deus encarnado em Cristo, que por sua vez enviou os discípulos que conformamos a Igreja. Esta ideia de que somos Igreja em missão está patente na mensagem do papa, e foi sublinhada por D. António Carrilho.
Os pobres são todos os humildes, os que não têm pão para a boca nem fé para a alma, os excluídos da sociedade e, como expressa a linguagem evangélica, todo o ser humano.
Usaram da palavra o novo pároco, Pe. Hélder, o pároco cessante, cónego Agostinho Carvalho, uma paroquiana em nome da comunidade e D. António Carrilho.
O Pe. Hélder disse estar “pronto para a missão, pois sei e confio que um dia Jesus me chamou a segui-lo mais de perto e de me enviar para junto das suas ovelhas, pois como diz o Santo Padre o Papa Francisco: quem segue Cristo, não pode deixar de tornar-se missionário e sabe que Jesus “caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele, no meio da tarefa missionária”. E acrescenta ainda sobre o caminho pastoral escolhido: “os pobres, os humildes e os doentes, aqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos, aqueles que não te podem retribuir”.
O novo pároco afiança sua fidelidade a Jesus: “De mim podem esperar as atitudes de Jesus e não outras, pois as atitudes de Jesus são de colocar todos no caminho da salvação, todos em relação com Ele, sem excluir ninguém, “pois cada batizado é chamado a viver o melhor possível o seu compromisso segundo a sua situação pessoal”.

in Jornal da Madeira, página 20, Religião, domingo 18 de outubro de 2015

Anúncios