II DOMINGO DO ADVENTO
Evangelho: Lucas 3, 1-6

Leitura do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas14102323_OJct4
No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’».

Obras de Misericórdia

Perdoar as ofensas
Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo

A liturgia deste domingo faz um apelo à conversão e renovação.
João Batista convida os homens a endireitar as veredas e os caminhos torturosos, isto é, pede-lhes que transformem a sua forma de pensar e de agir e a redefinir os seus valores e prioridades para alcançarem a salvação e a felicidade. Perdoar as ofensas e falhas dos outros para connosco e suportar com paciência as suas fraquezas são expressões do amor misericordioso, o verdadeiro caminho para alcançar a serenidade do coração. Como diz o Papa Francisco, deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para se viver. O único caminho para vencer o mal é a misericórdia.

Oração

Ajuda-me, Senhor,
para que a minha língua seja misericordiosa,
de modo que eu nunca fale mal do próximo;
que eu tenha para cada um deles
uma palavra de conforto e de perdão.
Amém

Captura de ecrã 2015-12-8, às 00.22.16

Dinâmicas para a Catequese

Infância:
Pinta o desenho, recorta e cola-o na vela.
Recorta e constrói a vela.
Coloca a vela na coroa.

Adolescência:
É tempo de perdoar e ser perdoado. No sacramento da reconciliação Deus perdoa os pecados. Dia 7 de dezembro vai à confissão. Escreve a tua experiência no livro.
Coloca a vela na coroa do advento.

Anúncios