No dia 27 de maio decorreu na Igreja da Camacha uma celebração comemorativa dos 100 anos das aparições em Fátima. Esta celebração, organizada pelo arciprestado de Santa Cruz e Machico, contou com a presença de várias paróquias deste arciprestado. A Paróquia da Lombada esteve representada por um grupo de paroquianos que participou em vários momentos desta celebração mariana.
A celebração iniciou-se com a recitação do terço, intercalada por pequenas encenações sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos. A meditação de cada mistério ficou a cargo da Paróquia das Eiras e a recitação das dezenas ficou à responsabilidade das paróquias da Lombada, das Preces (movimento “De mãos dadas contigo”), de Santa Cruz,  de Água de Pena e da Assomada. A primeira dezena foi recitada por duas das nossas crianças: a Clara Rodrigues e o Pedro Moreira.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia que foi presidida pelo arcipreste Rui Pontes e concelebrada pelos padres Duarte Gomes, Hélder Gonçalves e Luís Miguel Pedreiro. A segunda leitura ficou a cargo da nossa paroquiana Ana Paula Jardim. Os acólitos da Lombada e três irmãos da Confraria do Santíssimo também estiveram presentes na eucaristia.
Após a Eucaristia realizou-se a procissão das velas que percorreu algumas das principais ruas do centro da Camacha e culminou com o “adeus a Maria ” num mar de lenços brancos. 

Anúncios