No dia 9 de Outubro de 2016 pelas 15 horas, realizou-se o I (Re)Encontro da A.C.R. para crianças, na Paróquia da Lombada, com o tema À descoberta da A.C.R. Neste encontro contámos com a presença de 12 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.

O encontro começou com a oração inicial.

Após a oração, ocorreu uma breve explicação da história da A.C.R. para que as crianças soubessem um pouco sobre o movimento.

Posteriormente, foram formados os grupos e entregue a cada um o mapa para iniciar o Peddy Paper, constituído por quatro pontos/tarefas. Antes do início do jogo cada grupo apresentou-se indicando o nome do grupo, o nome de elementos que o constituíam e ainda o grito de guerra.

Para a primeira tarefa – Dioceses – foi entregue a cada grupo cinco fotos das dioceses, onde a A.C.R. está inserida, e colocado num cesto o nome das várias dioceses com grupos de ACR. Cada grupo teria de escolher um dos seus elementos e este teria de se dirigir até ao cesto e retirar, o mais rapidamente possível, o nome de uma das dioceses correspondente a uma das suas imagens.

Na segunda tarefa- Lema A.C.R.: Ver, Julgar e Agir– cada grupo teria de selecionar dois elementos da sua equipa, a quem era atribuído uma situação do dia-a-dia que teriam de transmitir aos restantes elementos do grupo através de mímica. Após terem identificado a situação o grupo deveria apresentar uma solução para corrigir a situação em causa.

Tarefa III – O Hino. Neste ponto cada equipa copiou o Hino da A.C.R. e interpretou-o à sua maneira. Todos os grupos cantaram mas cada um musicou-o de forma diferente e com gestos distintos.

Na penúltima tarefa- União– as crianças, de costas umas para as outras e de mãos dadas, fizeram uma corrida em que tiveram de representar um idoso (andar mais devagar), um coxo (apoiar-se num só um pé) e um cego (com os olhos fechados). Apesar de algumas tentativas de batota, todos chegaram à meta.

Na Chegada – O futuro – cada grupo construiu o puzzle com as peças que estavam dentro dos envelopes que foram encontrando ao longo das etapas e que formavam o logótipo da A.C.R. Sobre o puzzle cada elemento de cada grupo escreveu algo a que se comprometia realizar.

Ao longo das etapas, as equipas foram ganhando pontos que foram contabilizados nesta última etapa. À equipa vencedora – equipa vermelha – foi entregue o prémio (sacos de gomas) que logo repartiu pelas restantes equipas, dando exemplo de atitude cristã.

img_1918

Para concluir o encontro foi rezada a oração final e tirada uma fotografia de grupo.

acr-criancasTodas as crianças manifestaram alegria no encontro e vontade de participar num segundo, motivo pelo qual foi agendado para o dia 6 de Novembro, o II Encontro da A.C.R. para crianças, na Paróquia da Lombada. Este encontro realizar-se-á pelas 16h e é dirigido às crianças que já participaram no primeiro encontro e a todas aquelas que queiram experimentar algo diferente.

A realização deste encontro só foi possível pelo empenho de todos, desde as crianças que participaram, aos pais e que se responsabilizaram por trazê-los, ao sr. Padre Hélder Gonçalves que realizou o cartaz do encontro e aos catequistas que ajudaram na divulgação do mesmo.

Texto de Maria Freitas
Fotografias de Cláudia Vieira

Anúncios