No dia 27 de novembro de 2016, pelas 15 horas e 30 minutos, no Salão Paroquial de Gaula, deu-se início ao II Encontro da A.C.R. para adolescentes e jovens das Paróquias da Lombada e de Gaula.

Como alguns ainda não se conheciam, a 1º atividade teve como objetivo a apresentação de todos e conhecer a primeira impressão relativamente aos restantes colegas.

Posteriormente, foi realizada a Oração Inicial, no cantinho de oração, com o título “Só Deus pode criar”, seguindo-se a dinâmica intitulada “Os números”. Nesta tarefa os participantes teriam de procurar um colega com um número igual ao seu. Após a procura, verificaram que cada um tinha um número diferente e que na outra face do papel tinham uma parte de uma mensagem. Ao juntar os números, foi desvendada a mensagem: “Somos únicos e irrepetíveis”.

Para uma segunda tarefa foram formados grupos associados às cores que constavam do cartão com o número que cada um tinha. A tarefa consistia em ler e apresentar de forma original o texto: “Ama o próximo como a ti mesmo…” (Lucas 10, 29-37).

Para interiorizar, foi realizado um jogo com cinco perguntas, para reflexão do texto.

Perto do fim deste encontro foi pedido a cada um dos participantes, que partilhasse com o grupo qual seria a sua casa de sonho.

Para finalizar, como é habitual em todos os encontros do movimento, foi realizada uma oração final, com a intenção pessoal de cada um.

No fim do encontro todos foram convidados a continuar no movimento, e para que tal fosse feito de forma voluntária, foi colocada numa mesa, uma folha, onde os quisessem continuar a participar nos encontros colocaria o seu nome, telefone e correio eletrónico. Dos 18 adolescentes/jovens que participaram, 12 mostraram vontade de continuar. No próximo mês de fevereiro, haverá o III Encontro, e as animadoras esperam poder contar com mais jovens/adolescentes.

(No I encontro participaram apenas dois adolescentes, no II encontro dezoito! Esperamos assim continuar a crescer.)

Texto de Maria Freitas

Anúncios