Realizou-se no Convento de Santa Clara, no dia 23 de Outubro de 2016, o Conselho Diocesano da Acção Católica Rural (ACR). Para além da Paróquia da Lombada estiveram representadas as paróquias do Carmo (Câmara de Lobos), Ribeira Brava, Serra de Água, Conceição e Cristo Rei (Ponta do Sol) e Atouguia (Calheta). Esteve também presente um  representante da Equipa Nacional da Acção Católica Rural (ACR).

5a5a5827
Após um relato das actividades e ações realizadas pelos grupos, quer de adultos quer de adolescentes e crianças ao longo do ano apostólico, foram apresentadas as conclusões do Conselho Nacional que se tinha realizado semanas antes.

Antes do almoço realizaram-se ainda as eleições para a nova Equipa Diocesana, para o triénio 2016/2019.

14882350_144689452667289_8194516362896845334_o

Na parte da tarde foi apresentado o programa de ação para o novo Ano Apostólico, reafirmando a determinação do Movimento na sua renovação e revitalização.

Para o programa de 2016/2017 propõe-se:

  • Estar em sintonia com o Programa Pastoral da nossa Diocese do Funchal – “Viver, em Igreja, a alegria de ser cristão”
  • Estudar e divulgar a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), promovendo a reflexão sobre o valor da Vida e o lugar da Família num mundo em transformação.
  • Aumentar a divulgação da revista Mundo Rural, que foi reassumida como um órgão integrante e fundamental do movimento.
  • Elaborar o mapa das actividades a realizar.

O Conselho Diocesano encerrou com a Eucaristia presidida pelo novo Assistente Diocesano, Pe. Hélder Gonçalves, e a tomada de posse da nova Equipa Diocesana.

A ACR reafirma a sua vontade de fazer crescer o Movimento em mais Paróquias,  com o slogan para este novo ano: “Alegra-te na verdade: com Maria, sai e escuta”.

Texto e fotografias de José Manuel Gouveia